quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Panama: 8 58' N * 79 32 W

Nao poderia deixar de começar o novo formato do blog, falando das viagens de 2012. Foi um ano intenso, e agora com ele chegando ao fim... quem nunca revê o que foi feito e deixado de fazer? Começamos pelo começo e por um sonho realizado: PANAMA! 

Depois de muito tempo, finalmente conheci o maravilhoso PANAMÁ. Embarcamos no mês de Maio, com alguns planos  pre-definidos, mas com espirito de ir conforme o vento. 
Panamá eh um pais que sempre chamou a atenção de todos navegadores, viajantes, velejadores, e amantes do mar por possuir um canal preciosíssimo de 48 milhas de extensão que une o Oceano Atlântico ao Oceano Pacifico; ou em outras palavras, que une o SONHO com a realidade do acesso as ilhas polinésias. Posso afirmar que o Panamá me surpreendeu pela sua estrutura, evolução, e turismo. Um pais com aproximadamente 3.500.000 habitantes, com um litoral rico, águas claras, uma mistura do rustico com o moderno, opções de comercio (aos amantes das compras) com baixa taxa de importação (ou quase zero); Panamá não poderia mesmo deixar a desejar. Sua cultura de língua espanhola, uma moeda local que  corre por la chamada BALBOA, tuas opções de águas verdes e azuis; teus artesanatos, tribos, pessoas, etnias... tudo encanta. 

Tivemos o privilegio de estarmos embarcadas a bordo do ''Brava'', um veleiro de 42 pés; do casal Manuel e Rafaela; que nos esperava flutuando nas águas esverdeadas de BOCAS DEL TORO. 
Conhecer o verdadeiro Panamá, tem que também estar a bordo de um veleiro ou de qualquer outro tipo de embarcação, para poder explorar lugares como Bocas del Toro, San Blas, e todo seu litoral recortado.


Infelizmente tivemos que nos limitar a BOCAS DEL TORO, devido ao tempo curto de viagem, mas foi com intensidade que conhecemos seus canais, florestas, praias, cores e magias.
Para os amantes do surf, a ''RED FROG BEACH'' eh uma das paradas obrigatórias para um bom surf - quando tem onda - com um visual sensacional e um barzinho no canto direito da praia instalado ao meio a mata tropical, que merece um longo pit stop!!

Navegar pelos canais formados pelos mangues, flutuando sobre as águas verdes e rasas de BOCAS DEL TORO, já eh um programa para quem procura por tranquilidade e sossego; podendo ancorar em qualquer cantinho que lhe for convidativo.
Para os amantes do mergulho, a pratica de snorkeling por essa região eh um prato cheio para quem ama estar imerso a uma fauna e flora marinha riquíssima  Estrelas do mar, peixes de todas as cores, e uma infinidade de plantas, algas e conchas te esperam intactas por todos os lados.

As casas e comércios sobre palafitas são uma das características visuais principais de BOCAS. Bocas del Toro eh um lugar singular, onde posso dizer que jamais vi algo semelhante. Seu comercio local principal, se resume a uma longa avenida, com mercadinhos, quitandas, hotéis, bares e restaurantes.
O que faz do local um lugar especial, eh essa simplicidade de tudo e de todos. A sensação que tive foi de que todos la vivem numa eterna ferias e de bem com a vida! O stress passa longe dessas pessoas receptivas e o calor tropical com chuvas ocasionais te fazem sentir em casa; num clima agradável e uma brisa constante.

E foi assim, em cima do nosso dingue, e do ''BRAVA'' que pudemos explorar cada lugarzinho, cada cantinho de um lugar magico chamado BOCAS DEL TORO.
                               __/)__

Nao deixamos também de sentir e conhecer PANAMA CITY; que  eh uma cidade grande, com transito por todos os lados, aquela bagunça organizada de um povo latino, dos carros buzinando, fazendo barbeiragem pelas ruas; sangue quente fluindo. Uma noite na cidade do Panamá para nos foi suficiente. Eh legal também conhecer esse lado agitado de um pais que só nos deixou paz e tranquilidade.  


emoção maior ficou por conta do CANAL DO PANAMÁ  lugar onde ficamos horas observando os navios e embarcações serem transportadas do lado Atlântico para o Pacifico, ou vice - versa. O canal do Panamá eh considerado como um ponto importantíssimo para o comercio internacional, devido a brutal diminuição do percurso feito pelos navios (a rota alternativa contorna o Cabo Horn, ao extremo sul da America do Sul). De poder estar la e imaginar que alem daquelas eclusas estaria o sonho do Pacifico, me fez transcender por pensamentos de que um dia ainda sera possível navegar por essas águas e poder encontrar a Polinésia em nossa proa! 

Porque sonhar não custa nada... mesmo porque um dia ele se realiza! 

Loja de artesanatos locais



Maiores informações; vale dar uma espiadinha:

http://www.redfrogbeach.com/

http://www.bocasdeltoro.com/

http://duplaventura.blogspot.com.br/

http://www.copaair.com



Bandana colorida panamenha: traduz o verdadeiro espirito de la.










Agradecimento especial: Andy Passos, Mane e Rafinha (Veleiro Brava), Fernando Passow (veleiro Free Spirit), Paula Balestrim, Heloisa Schurmann, e a todos que nos apoiaram nessa viagem. 

Um comentário:

  1. Adorei Rô! Seu blog será um sucesso com tantas dicas bacanas e curiosas! Vá fundo! Bjim! Dani, Ju e Lá!

    ResponderExcluir